terça-feira, 23 de outubro de 2007

Las Palmas de Gran Canárias - Mindelo (Cabo Verde)

Saímos na madrugada do dia 23/10, para esta perna de 900 milhas (1.670 Km) que fizemos em 7 dias. Existiam várias dúvidas acerca de Cabo Verde, um brasileiro em Canárias nos afirmou que era necessário ter visto para entrar no país, além disso segundo os relatos de viagem de meu amigo Osvaldinho, que havia feito esta travessia alguns anos atrás, o abastecimento de água e comida era muito precário. Por conta disso já entramos no esquema de economizar água, banho somente com água do mar e com direito a 1,5l de água doce pra tirar o sal. E lavar louça também com água salgada.

Fizemos nossa rota acreditando na previsão do tempo, não colocamos nosso rumo diretamente para Cabo Verde e fomos seguindo mais próximo à costa africana, na altura da Mauritânia. Tal estratégia se revelou mais tarde, totalmente acertada. Pois iniciamos a viagem velejando, mas no segundo dia o vento sumiu e motoramos por 3 dias inteiros. E quando já estávamos duvidando de nossa decisão, entrou o vento previsto de uns 20 nós e seguimos mais 3 dias velejando de alheta (não totalmente de popa), utilizando as 2 velas.

Com a volta do vento, voltou também o balanço lateral e minhas dores no quadril retornou... tudo tem seu preço no mar... ;)

Tinha lido também no blog do Osvaldinho, que eles tinham pescado somente 1 douradinho durante essa perna toda. Aconteceu o mesmo conosco, colocamos até o nome de "maldição do Osvaldinho"...

Quando saímos das Ilhas Canárias, na manhã seguinte ouvi um barulho muito forte de turbinas de avião, só então percebi dois caças, acho que F15, fazendo manobras a baixa altura por sobre o veleiro. Acho que eles treinavam manobras de gato-e-rato...

Nesse trecho da viagem, tanto a temperatura externa quanto a do água do mar aumentaram muito. A cabine parecia uma sauna. Nunca desejei tanto uma chuva, que não veio... o barco tinha uma camada de branca de sal...todo melado... Foi um trecho também sem ver nada, à exceção dos caças, nenhum avião, nenhum navio, um silencio total no rádio. Até tentamos num radio de ondas curtas sintonizar alguma estação que transmitisse weather-fax, mas sem sucesso. Estávamos totalmente isolados...

Terminei de ler "A Pedra do Reino" e "Uma viagem para loucos" a história da primeira regata de volta-ao-mundo em solitário que foi realizada em 1968. Uma leitura envolvente, principalmente pelo fato de estarmos também fazendo uma travessia e sujeitos ao mesmo mar...

No dia 29 de outubro às 23:00h chegamos em Mindelo, capital de Cabo Verde... fundeamos ao lado de uma marina moderna que ainda não havia sido inaugurada. Logo se aproximou um nativo oferecendo seus serviços para qualquer coisa... o Bicuda... em Cabo Verde não tem muita opção de trabalho, pois o cara oferecia de tudo: água, combustível, mulheres, bebidas, etc...