sábado, 10 de novembro de 2007

Fernando de Noronha



A última e única vez que havia estado em Noronha foi em 1986 e já esperava que muita coisa houvesse mudado. Naquela época havia somente uma pousada na ilha e somente um vôo comercial por semana. Tenho ótimas lembranças daquela viagem, tudo era permitido, nadar com os golfinhos, caminhar livremente por toda ilha e a camaradagem sem interesse comercial dos ilhéus. Isso tudo deu lugar ao "progresso", ao xiitismo ecológico que proibe tudo e ao interesse comercial desenfreado...




Mas apesar disso tudo Noronha continua bela... pelo que consegui ver nas 18 horas em que lá permanecemos.
Nessa manhã acordei com um bando enorme de golfinhos rotadores dando grandes saltos em volta do barco, ficaram um tempão. Um comite de boas-vindas e tanto...


Chegamos na ilha nadando. Não tínhamos inflável e não tivemos dúvida em mergulhar naquelas águas límpidas e nadar até a praia. Fui meio me "arrastando", pois levava às costas uma bolsa impermeável com nossas roupas e dinheiro. Fomos direto para os mercadinhos, de ônibus circular... e após devidamente abastecidos de frutas, verduras e outras comidas pegamos uma carona de volta para o veleiro e iniciamos o que seria minha última perna dessa travessia. Eu iria desembarcar em Salvador e estava preocupado em arrumar um substituto pois não gostaria de deixar meu parceiro sozinho nessa viagem, apesar de ter acertado isso já antes de ir para a França.

Nenhum comentário: