quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Los Sables D'Ollone - Lisboa


Dia 10/10/07 0800Z - Saímos velejando num vento de través de 13 a 20 nós, o mar estava meio desencontrado e vela no primeiro rizo. Fazia muito frio, era o outono se anunciando no hemisfério norte. Combinamos de fazer turnos de 3 em 3 horas. A primeira noite foi particularmente difícil, pois ambos mareamos, e tinha muito trânsito de pesqueiros e navios e continuava a fazer muito frio... Amanheceu no meu turno, e logo avistei um grande bando de baleias piloto. Nunca havia visto este tipo de animal, eles tem cerca de 6,5m e tem a cabeça arredondada. Neste segundo dia, já estávamos nos sentido melhor, mas o Bob precisou subir no mastro para reforçar uma proteção da cruzeta, resultado quase vomitou lá de cima... e ficou bem mau, só foi melhorar no dia seguinte, à custa de Plasil. Eu segui me animando, de tarde entrou um bonito (atum) na isca artificial que limpei e tirei os filés na hora. Depois fiz um belo sashimi... Essa região que estávamos navegando o Golfo de Vizcaya, é um lugar meio sinistro. O tempo é muito temperamental, muda muito repentinamente. Tem uma história de um skipper brasileiro que ao sair com uma previsão boa se deparou uma porrada de vento de até 65 nós, quase um furacão, precisou ser resgatado de helicóptero e o barco se perdeu. Mas no nosso caso foi muito tranquilo, até demais, pois os 3 últimos dias dessa perna praticamente não ventou o que nos obrigou a motorar bastante. Fora o primeiro dia, que esteve bem frio e com chuviscos, os dias tem sido fantásticos, muito sol, quase sem nuvem e conforme navegamos rumo ao sul a temperatura tem ficado cada vez mais agradável.
Chegamos em Lisboa numa tarde muito ensolarada e vencendo a corrente do Rio Tejo fomos procurar uma marina pra ficar. Sempre é uma emoção chegar em algum lugar desconhecido com um barco. Logo avistamos a Torre de Belém, que costumava ver nos livros de História. Tentamos contato pelo rádio e nos indicaram a marina que deveríamos buscar logo após a ponte pensil. No caminho abastecemos de diesel, a 1,17 euros o litro!!! e rumamos para a Marina Albuquerque, bem estruturada e com fácil acesso ao centro da cidade.

Um comentário:

Carlos Alberto disse...

Prezado Rodney
viajando , encontrei o teu blog e esta descritiva de sua viagem .
Achei sensacional e faz parte de um sonho que com o tempo esta sendo apagado de meu pensamento , uma pela idade e outra , prá ser franco, não ter ido atrás para tornar-se realidade.
Parabéns , fiquei empolgado e alegre por você .

Carlos Alberto ( ICP )